"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Obra da Escola Portella está quase pronta

Divulgação 006/2014

A reforma geral da Escola Municipal Manoel Carvalho Portella, no Bairro Oliveira, está quase no fim. No próximo dia 24 de fevereiro, primeiro dia do ano letivo de 2014, os cerca de 220 estudantes da Portella, que durante o ano de 2013 tiveram aula no prédio da UAB/Cachoeira, estarão de volta à escola.

A Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa, afirma que a expectativa era ter completado a obra ainda no ano de 2013, mas acrescenta que o tempo extra foi necessário para cumprir todos os trâmites legais exigidos para uma obra deste porte e para que a comunidade recebesse uma escola realmente renovada. Nas próximas semanas a empresa completará a rede elétrica e a pintura interna das salas de aula.

A secretária ressalta que toda a parte interna da escola estará pronta quando os estudantes chegarem para as aulas, mas alerta que a empresa responsável pelo serviço ainda complementará durante o mês de março a pintura externa da escola, mas sem interferir no andamento do ano letivo.

“A pintura não estava prevista inicialmente. Porém, com o decorrer da obra, notamos que isso era necessário. Como foi mexido no telhado e no forro, era preciso a pintura tanto interna quanto externa para tirar as manchas que ficaram nas paredes onde foi feito novo reboco”, explica a secretária.

Maristela enfatiza que inicialmente a obra previa apenas a reforma parcial do telhado e do forro, reforma da rede lógica (internet), de telefone, das instalações elétricas, instalação de monitoramento e alarme e do sistema de proteção contra descarga atmosférica.

Com o decorrer do trabalho foi necessário incluir a pintura interna e externa, substituição do parquet em duas salas de aula, substituição do piso da cozinha, despensa e sala de ciências, recuperação das janelas de madeiras de duas salas e a construção de uma mureta de alvenaria (separando o pátio da área de acesso as salas que ficam no subsolo da escola).

A obra, que está sendo feita pela empresa Prade e Bonilla, de Cachoeira do Sul, custará R$ 284.557,19. Todo o trabalho é fiscalizado pelo engenheiro do departamento técnico da Prefeitura de Cachoeira do Sul, Mauro Camillo.

PRIMEIRO PASSO

Um dos principais motivos da demora do início das obras da Escola Manoel Carvalho Portella foi a necessidade de contratar primeiramente uma empresa para fazer o projeto elétrico da escola. 

A primeira licitação teve apenas um participante que não apresentou a documentação necessária para se habilitar ao trabalho Apenas na segunda licitação é que foi contratada a empresa. A vencedora foi a SRA Elétrica, de Santa Maria, que cobrou R$ 8 mil pelo serviço. 

Já o projeto estrutural foi feito pela Secretaria Municipal de Obras, sob a responsabilidade do engenheiro e arquitetos do seu departamento técnico. 

Somente com os dois projetos em mãos é que o setor de licitações pode providenciar o processo licitatório final para contratar a empresa que está executando a obra de fato.

Assessoria de Comunicação da SMEd


Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa


Empresa Prade e Bonilla é a responsável pela reforma da Portella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário