"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

quarta-feira, 28 de maio de 2014

SMEd dá a largada no Censo Escolar 2014

Divulgação 029/2014

O Centro de Planejamento (Ceplan) da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) reuniu na manhã desta terça-feira (27) os diretores e representantes das escolas municipais e filantrópicas de Cachoeira do Sul para dar as orientações para o preenchimento dos dados do Censo Escolar 2014, que começa nesta quarta-feira (28).

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
No encontro de ontem, a equipe do setor financeiro da SMEd aproveitou para abordar a Autonomia Financeira das Escolas Municipais, as modificações na legislação, e as vantagens que ela traz para a agilidade no uso das verbas recebidas.
IMPORTANTE
As escolas da rede municipal e filantrópicas que precisarem de auxílio para preencher os dados do Censo Escolar 2014 já podem agendar hora na SMEd, junto ao Ceplan.




Nenhum comentário:

Postar um comentário