"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dia D mobiliza pais nas Escolas Municipais de Educação Infantil


Divulgação 038/2014

Pais e responsáveis de alunos matriculados nas 13 Escolas Municipais de Educação Infantil de Cachoeira do Sul participaram nesta quarta-feira (25) do Dia D, dando a sua opinião sobre o mês mais adequado para as férias de seus filhos.

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) está fazendo a pesquisa para definir para cada escola qual é o melhor mês para fazer apenas o plantão (atendendo as crianças que não tem onde ficar). Desta forma, fica garantido que as crianças não ficarão sem atendimento.

Pela avaliação prévia da professora Cláudia Vargas, diretora pedagógica da SMEd, o dia chuvoso atrapalhou o processo, mas mesmo assim, várias escolas ainda durante a manhã já tinham a opinião da maioria dos pais. Quem não deu a sua sugestão no Dia D, poderá participar da consulta na escola onde seu filho está matriculado até o dia 4 de julho. 

Cláudia ressalta que as crianças tem direito a pelo menos 30 dias de descanso, mas mesmo assim as escolas não fecharão nos meses de janeiro e fevereiro, ficando em regime de plantão no mês escolhido para as férias, atendendo aos pais que não tiverem sua opção atendida. Os pais podiam inclusive optar por férias nos dois meses.

A partir do dia 4 de julho começa a tabulação dos dados para informar pais e escolas qual foi a opinião da maioria. Além disso, o resultado final da consulta será enviado para o Ministério Público Federal, em Santa Maria, onde está a Coordenação da Justiça da Educação, que está monitorando este tema, dando as garantias que os estudantes precisam para seu descanso anual.

Pais aprovaram a consulta feita pela SMEd

Os pais que já deram a sua opinião nesta quarta-feira sobre o melhor mês para as férias do seu filho aprovaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em consulta-los para organizar o junto com as Escolas Municipais de Educação Infantil o calendário de férias de cada uma. 

A professora Paula Lopes, mãe de Enzo, aluno da EMEI Apcrim, optou pelas férias do menino em janeiro, que é quando ela vai ter férias também. A auxiliar de escritório Andréa Carine Boeck May, mãe de Betina, aluna da EMEI Favo de Mel, destacou que agora poderá se organizar melhor, já que antes precisava de auxílio da mãe e da sogra para cuidar da filha na época de férias.

A monitora Isabel Freitas, mãe de Murilo, da EMEI Sonho Meu, enfatizou que a pesquisa vai auxiliar os pais a se prepararem para quando a escola estará apenas com plantão, pois nem sempre é fácil encontrar alguém que cuide das crianças para os pais trabalharem.

O casal Marcelo Rahn Martins e Katiúcia Araújo Silveira, pais de Marcela, da EMEI Pró-Infância – Patrona Marisa Timm Sari, colocaram a menina na escola este ano e ficaram contentes em saber que poderão organizar suas férias no mesmo período que a filha. Eles optaram pelo mês de janeiro. 

A monitora Bianca Teixeira Xavier Leão, mãe de Sara, aluna da EMEI Pró-Infância – Patrona Marisa Timm Sari, lembrou que é preciso que todos os pais tenham consciência que os filhos precisam estar próximos da família por um período. 

“Sabemos que há muitos pais que realmente não tem com quem deixar os seus filhos, mas é preciso ao menos entrar em acordo com a escola para que as crianças possam ter períodos de convívio com sua família. É triste saber que muitas crianças não têm sequer um mês de descanso”, opinou a mãe.


Paula: férias do trabalho junto com o filho



Isabel: pais tem dificuldade de encontrar quem fique com as crianças


 Andréa: antes, alternativa era o auxílio das avós da filha Betina


                             

Marcelo e Katiúcia: férias da família organizada com as férias da filha Marcela




Bianca: pais precisam saber da importância das férias para os filhos



Pesquisa da SMEd quer saber o mês que os pais preferem as férias dos filhos nas EMEIs

Nenhum comentário:

Postar um comentário