"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

sexta-feira, 27 de junho de 2014

SMEd faz nova capacitação com manipuladoras de alimentos


Divulgação 039/2014

O Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) capacitou nesta semana um grupo de 37 manipuladoras de alimentos, que atuam nas escolas da rede municipal de Cachoeira do Sul. 

Responsáveis por preparar os alimentos que são distribuídos diretamente a quase 6 mil estudantes, as profissionais frequentam constantemente formações para aperfeiçoarem seu trabalho. Este encontro ainda teve a característica de reunir pela primeira vez as manipuladoras que ingressaram recentemente através de concurso público.

No encontro, as profissionais participaram da abordagem sobre segurança no trabalho, higiene, prevenção e controle de riscos oferecidos por máquinas, equipamentos e instalações, visando minimizar os acidentes de trabalho. O assunto foi tratado pela técnica em segurança do trabalho Simone Kieffer.

As nutricionistas do Setor de Alimentação, Inês Longhi e Carla Ceccato, aproveitaram o encontro para tratar também da importância da alimentação saudável e seu incentivo pelas manipuladoras. Para isso foi abordado a higiene e saúde das próprias manipuladoras, higienização das instalações, equipamentos e utensílios, higienização dos alimentos desde o pré-preparo até sua conclusão ainda as possíveis contaminações alimentares.


De acordo com a coordenadora do Setor de Alimentação, Jane Vaz, encontros como este tem o principal objetivo de capacitar, motivar e estimular as manipuladoras e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), proporcionando troca de saberes, atualização e esclarecimento de dúvidas relacionadas às boas práticas para o efetivo desenvolvimento das suas atividades. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário