"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Inscrição para Gincana Ecológica vai até o dia 15

Divulgação 070/2013

Encerra no próximo dia 15 as inscrições para a 3ª Gincana Ecológica das Escolas Públicas Municipais. A gincana é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Cachoeira do Sul e acontecerá no dia 31 de outubro, das 8h30min às 16h, no Ginásio Dom Pedro I. 

Poderão participar as escolas de ensino fundamental com alunos de 6º ao 9º ano. As escolas que se inscreverem até o dia 15 podem entregar a ficha de inscrição dos participantes para as atividades até o dia 04 de outubro.

Segundo a professora Silvane Peruffo, organizadora da gincana, o evento terá algumas mudanças este ano. “A cada ano avaliamos o que não foi bom no ano anterior e o que pode ser melhorado. Por isso teremos novidades em 2013”, explica.
Uma das mudanças será a obrigatoriedade de todos os alunos, professores e pais integrantes da escola, estarem identificados com crachá conforme modelo fornecido pela SMMA. 
Nesta edição perderá pontos as escolas onde os integrantes descumprirem regras como jogar lixo no chão, se envolver em brigas ou vaiar os colegas. Antes da soma final dos pontos, será feita uma vistoria no lugar ocupado pela torcida da escola para analisar a limpeza do local. A escola que estiver com o local sujo será penalizada com perda de pontos.
Entre as atividades, a SMMA incluiu neste ano concurso de rainha da gincana ecológica das escolas públicas municipais. As candidatas devem vestir roupas feitas exclusivamente com jornal.

Além dos alunos que irão participar das tarefas, as escolas poderão levar alunos representantes para torcida organizada. Esta torcida também terá que seguir regras como não usar papel picado, confetes ou qualquer outro material que gere lixo, evitar o excesso de barulho que possa perturbar a apresentação no momento da atividade e não vaiar. Será usar camisetas, bonés, bandanas, bandeiras, faixas, cartazes, balões, instrumentos musicais e outras alegorias para animar a torcida.

Todas as escolas que participarem da gincana receberão com premio de participação um conjunto com duas lixeiras para coleta seletiva com suporte, uma para lixo reciclável outra para lixo não reciclável

As Tarefas
- Atividade 1 – Concurso de roupas confeccionadas com material reciclável
A roupa deverá ser totalmente confeccionada a partir de materiais recicláveis, inclusive acessórios, adereços e calçados, não podendo aparecer, em hipótese alguma, roupas que não fazem parte da caracterização. É permitido uso de corantes e tintas. Cada escola poderá concorrer com um modelo para cada categoria. O desfile ocorrerá no dia da gincana e será avaliado a originalidade, a beleza, a harmonia e o acabamento nas seguintes categorias:
- Roupa confeccionada com plástico (pets, sacolas, plástico bolha...)
- Roupa confeccionada com tetra pak (caixinhas de leite, suco...)
- Roupa confeccionada com latinhas e lacres
- Roupa confeccionada com materiais mistos recicláveis                
     
Premiação para todas as categorias
1º, 2º, 3º lugar: Um pendrive de 8GB
4º e 5º lugar: uma camiseta da gincana.
       

Atividade 2 – Concurso do mascote da escola confeccionado com material reciclável
Cada escola deverá apresentar seu mascote, onde todo o material utilizado para sua confecção deverá ser reciclável ou reutilizado, sendo permitido o uso de tintas e corantes.

Premiação: Nesta atividade o prêmio será para a escola.
1º lugar: Um lava jato
2º lugar: Um bebedouro de mesa
3º lugar: Um som portátil


Atividade 3 – Concurso de conhecimentos ecológicos
Cada escola deverá inscrever uma equipe de 10 alunos, ao quais participarão de jogo de perguntas orais objetivas. Os subsídios para esta atividade serão os conteúdos dos materiais com temas ecológicos, enviados para as escolas e as cartilhas com os “10 Mandamentos do Meio Ambiente”. Será vencedora a equipe que responder ao maior número de perguntas corretamente e passar o último aluno do grupo ao pódio. Em caso de empate, as perguntas serão realizadas até que haja um vencedor.

Premiação
Nesta atividade a equipe de alunos integrantes e um professor responsável receberão medalhas de 1º, 2º e 3º lugares e serão premiados com um passeio no Jardim Zoológico de Sapucaia do Sul.


Atividade 4 – Concurso da Confecção de um Cartaz “Eu Amo meu Planeta”
Esta atividade é exclusiva para alunos do 6º ano. A escola deverá formar uma equipe com no máximo cinco alunos para a confecção do cartaz, que será feito no local e dia da gincana. Todo material necessário para a realização da atividade será fornecida pela secretaria.

Premiação
Para esta atividade o grupo de alunos integrantes e um professor responsável receberão medalhas de 1º, 2º e 3º lugares e como premiação um passeio no Parque Witeck.


Atividade 5 - Escolha da rainha da gincana
Cada escola deverá apresentar sua candidata, que concorrerá a rainha da gincana ecológica das escolas públicas municipais. Para esta atividade a rainha deverá estar vestindo roupa confeccionada exclusivamente com jornais, para esta atividade será permitido usar calçado forrado com jornal.

Premiação
Rainha: Uma faixa de rainha e um mimo
Princesa: Uma faixa de princesa e um mimo
Simpatia: Uma faixa de simpatia e um mimo

Atividade 6 ­- Apresentação da bandeira da escola confeccionada com material reciclável
A escola deverá confeccionar uma bandeira com o nome da escola associado a um tema ecológico toda em material reciclável ou reutilizável, que será apresentada juntamente com a rainha da escola.

Premiação
1º lugar: uma camiseta da gincana
2º lugar: uma camiseta da gincana
3º lugar: uma camiseta da gincana


Premiação para escola vencedora: kit cinema (uma televisão 42 polegadas, um DVD, uma caixa de som portátil) e troféu de campeão.

Premiação para melhor torcida: (não contará o número de participantes, mas sim, a organização, o respeito, a criatividade e a caracterização).
1º lugar: Um troféu e fardos de refrigerante
2º lugar: Um troféu

Importante
Cada escola será responsável pela alimentação de seus alunos. No local, haverá uma lancheria com lanches por preços acessíveis. As escolas receberão transporte para deslocamento escola/ginásio/escola.
MEMÓRIA
Quem já venceu a gincana
2011- Escola Municipal Dinah Néri Pereira
2012 – Escola Municipal Getúlio Vargas



Nenhum comentário:

Postar um comentário