"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Crianças conhecem desde cedo a importância dos alimentos saudáveis

Divulgação 109/2013
Mostrar às crianças a importância de comer frutas, verduras e alimentos coloridos e nutritivos. Esta é a proposta da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) através do setor de Alimentação Escolar e das acadêmicas do curso Técnico de Nutrição e Dietética do Instituto Federal Farroupilha (IFF) da UAB/Cachoeira.
Nesta semana, quando acontece a Semana Mundial de Alimentação, quatro estudantes do curso estão visitando algumas escolas de Educação Infantil para falar sobre o assunto, usando fantoches, vídeos e desenhos, recursos que ajudam a chamar a atenção dos pequenos.
Na Escola Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Promorar, as acadêmicas Maria Inês de Moura Kiefer e Luana Niemeier da Rosa, levaram uma história representada em forma de teatro, mostrando a cerca de 25 crianças de dois a cinco anos o quanto é importante comer frutas. 
“Tudo começa na infância. Assim que param de mamar eles já precisam ser estimulados a ter bons hábitos alimentares. A comida precisa ser variada e não só com arroz e feijão”, destacaram as acadêmicas.
A diretora da Escola Sagrado, Salete Hoppe da Rocha, enfatiza que a alimentação saudável precisa ser incentivada dentro da escola para que os alunos tenham desde cedo este bom exemplo.
“Tudo que aprendem na escola eles levaram para casa, contam para os pais. Aos poucos, isso vai mudando os hábitos alimentares até mesmo dentro de casa”, acredita Salete. Os encontros nas escolas tem ainda a participação das acadêmicas Marcela Trojahn Nunes e Maira Raquel  Beskow Lemos.
IMPORTANTE
Um dos encontros será com uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Dr. Baltazar de Bem, onde será abordada ainda a composição dos alimentos. Todas as atividades tem a supervisão da chefe do setor de Alimentação Escolar da SMEd, Ines Longhi.
As palestras agendadas
Terça-feira
13h45min – EMEI Recanto dos Baixinhos, com Maria Inês Moura Kiefer
Quarta-feira
9h – EMEF Maria Pacicco de Freitas, com Luana Niemeier da Rosa
10h – EMEI Nossa Senhora de Fátima, com Marcela Trojahn Nunes
Quinta-feira
9h30min – EMEI Nossa Senhora Aparecida, com Luana Niemeier da Rosa
19h – EMEF Dr. Baltazar de Bem (EJA), com Maira Raquel Beskow Lemos
Fonte: setor de Alimentação Escolar







Nenhum comentário:

Postar um comentário