"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Coordenadora da Organização dos Estados Ibero-Americanos mostrou sua visão sobre educação inclusiva


Divulgação 118/2013

Cachoeira do Sul recebeu nesta segunda-feira a visita de Cláudia Pereira Dutra, coordenadora da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e ex-secretária de Educação Especial do MEC. 

Cláudia foi a palestrante da abertura do curso de formação de professores e educadores do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, do Ministério da Educação. O curso acontece durante toda a semana no Seac, onde participam 80 professores de Cachoeira do Sul e outras 14 cidades da região, da qual Cachoeira é polo.

Cláudia enfatizou sobre as mudanças positivas que vem acontecendo na educação inclusiva nos últimos 10 anos. Ela ressaltou que há uma década, apenas 10% dos alunos com deficiência estavam dentro das escolas regulares. Hoje, este número já chega a 76%.

Ela destaca que este crescimento foi possível graças a implantação de novas políticas públicas, incluindo a mudança na estrutura das salas de aula, a qualificação dos professores e a chegada de materiais didáticos específicos para estes estudantes. “Hoje a legislação não permite mais a exclusão e é preciso seguir trabalhando para dar respostas cada vez mais efetivas. As mudanças não acontecem em poucos anos e ainda há muito a ser feito".

A coordenadora do OEI acrescentou ainda que o trabalho de educação inclusiva está no caminho certo. "Sei que Cachoeira tem salas de recursos em diversas escolas e faz formação constantemente com seus professores. Este é o caminho. Sei que o prefeito Neiron Viegas apoia as ações de inclusão promovidas pela Secretaria de Educação e isso é muito importante para que a educação inclusiva seja disseminada”.

Cláudia lembrou que a educação tem que acontecer na escola como um todo, com professores, direção e com os pais. Para ela, é preciso afirmar a ideia de que toda a escola tem que ter o mesmo objetivo. “O aluno é da escola e não só do professor. Por isso, a meta de inclusão tem que ser de todos”, acrescentou a palestrante.


Assessoria de Comunicação da SMEd

Cláudia Pereira Dutra


Nenhum comentário:

Postar um comentário