Divulgação 118/2013
Cachoeira do Sul recebeu
nesta segunda-feira a visita de Cláudia Pereira Dutra, coordenadora da
Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e ex-secretária de Educação
Especial do MEC.
Cláudia foi a palestrante da abertura do curso de formação de professores e educadores do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, do Ministério da Educação. O curso acontece durante toda a semana no Seac, onde participam 80 professores de Cachoeira do Sul e outras 14 cidades da região, da qual Cachoeira é polo.
Cláudia foi a palestrante da abertura do curso de formação de professores e educadores do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, do Ministério da Educação. O curso acontece durante toda a semana no Seac, onde participam 80 professores de Cachoeira do Sul e outras 14 cidades da região, da qual Cachoeira é polo.
Cláudia enfatizou sobre as
mudanças positivas que vem acontecendo na educação inclusiva nos últimos 10
anos. Ela ressaltou que há uma década, apenas 10% dos alunos com deficiência
estavam dentro das escolas regulares. Hoje, este número já chega a 76%.
Ela destaca que este
crescimento foi possível graças a implantação de novas políticas públicas,
incluindo a mudança na estrutura das salas de aula, a qualificação dos
professores e a chegada de materiais didáticos específicos para estes
estudantes. “Hoje a legislação não permite mais a exclusão e é preciso seguir
trabalhando para dar respostas cada vez mais efetivas. As mudanças não acontecem
em poucos anos e ainda há muito a ser feito".
A coordenadora do OEI
acrescentou ainda que o trabalho de educação inclusiva está no caminho certo. "Sei
que Cachoeira tem salas de recursos em diversas escolas e faz formação
constantemente com seus professores. Este é o caminho. Sei que o prefeito
Neiron Viegas apoia as ações de inclusão promovidas pela Secretaria de Educação
e isso é muito importante para que a educação inclusiva seja disseminada”.
Cláudia lembrou que a educação
tem que acontecer na escola como um todo, com professores, direção e com os
pais. Para ela, é preciso afirmar a ideia de que toda a escola tem que ter o
mesmo objetivo. “O aluno é da escola e não só do professor. Por isso, a meta de
inclusão tem que ser de todos”, acrescentou a palestrante.
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