"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Conferência Municipal da Educação pede valorização do professor


Texto original de Jornal do Povo
Depois de quase nove horas de debate, os participantes da Conferência Municipal de Educação (Comed), que aconteceu na última sexta-feira na Ulbra/Cachoeira, aprovou os principais pontos que avaliou como fundamentais para o desenvolvimento da educação no município.
A valorização dos professores e a qualidade na educação foram os principais pontos debatidos. Conforme a coordenadora do evento, professora Lia Menezes, a diversidade e desenvolvimento sustentável também estiveram em destaque.
A função da Comed foi avaliar o documento de referência que veio da Conferência Nacional da Educação (Conae) de 2010 e debater o que precisava ser modificado ou acrescentado. “Não cabe à Comed dizer como as coisas devem ser feitas. É preciso dizer o que queremos e auxiliar a traçar estratégias para chegar aos objetivos”, enfatizou.
Para garantir a qualidade na educação, a proposta do grupo foi de atuar em regime colaborativo entre Município, Estado e União, um não ignorando a importância do outro. Para a valorização dos educadores, o caminho citado é o aumento dos recursos vindos do pré-sal e destinação do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.
AVALIAÇÃO
Para Lia, a proposta da Comed foi alcançada, pois conseguiu integrar não só pessoas ligadas ao tema, mas também a sociedade para a discussão dos sete eixos temáticos propostos. Cerca de 300 pessoas participaram da conferência.  
IMPORTANTE
Ao final da conferência foram escolhidos os delegados que irão defender as propostas de Cachoeira do Sul na Conferência Estadual de Educação, que acontece em outubro, em Porto Alegre. Alguns segmentos tiveram apenas um inscrito e por isso ficaram sem suplente. A Conferência Nacional de Educação acontece em 2014.
 
CONFERENCIA ESTADUAL
Os delegados
Gestor estadualn Titutar: Fernanda Carvalhon Suplente: Maria Elisabeth Biscaglia
Professor estadualn Titular: Paulo Ricardo Tavaresn Suplente: Gleci Hoffmann
Professor municipaln Titular: Carla Zinnn Suplente: Cléber Lima
Professor de escola particularn Titular: David Hatsek
Conselho Municipal de Educaçãon Titular: Cláudia Vargas
Estudante de educação básican Titular: Maria Félixn Suplente: Giulia Bordignon
Estudante de educação superiorn Titular: Talisson Cassaroto Gomesn Suplente: Adriane Nunes
Paisn Titular: Michele dos Santosn Suplente: Carla Mença Brasil
Professores de educaçãoprofissional públican Titular: Ivonete Amador

Público da Conferência

Secretária de Educação, Maristela Almansa

Prefeito Neiron Viegas

Debates por eixo


Delegados para a Conferência Estadual


Coordenadora da 24ª CRE, Telda Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário