"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Escolas aprendem lições de consumo consciente

Divulgação 029/2013
Procon e ICDE estiveram em Cachoeira para qualificar professores da rede estadual e municipal
Representantes de escolas municipais de Cachoeira do Sul e estaduais da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), aprenderem na manhã desta segunda-feira (06) novas lições sobre o consumo consciente para levarem para dentro de sala de aula.
O lançamento do projeto Escolegal aconteceu na 24ª CRE reunindo dezenas de professores. O Escolegal faz parte das diretrizes das políticas estaduais de defesa do consumidor do Procon/RS, que investiu cerca de R$ 100 mil da verba do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor para levar qualificação para educadores do ensino médio e fundamental das escolas do interior do Rio Grande do Sul.
Como consumir deve ser algo que se aprende desde pequeno, a ideia do Procon/RS é incrementar os currículos nas escolas, inserindo o assunto do consumo em sala de aula. Os temas abordados têm foco nos problemas reais do dia-a-dia, consumo sustentável e direitos e deveres do cidadão. “Esse projeto está dentro das diretrizes prioritárias do Procon/RS que é a educação para o consumo. O objetivo é de que os professores trabalharem dentro do currículo escolar esse tema que pode ser utilizado em todas as matérias”, explica o diretor do Procon/ RS, Cristiano Aquino, que esteve na abertura do projeto.
A qualificação está sendo levada aos educadores pelo Instituto de Combate à Fraude e Defesa da Concorrência (ICDE). De acordo com o diretor presidente, Rodrigo Lagreca, o projeto começou em 2007 e esta é a primeira vez que ele acontece fora de Porto Alegre.
Ele destaca que os professores serão o meio para levar até os alunos a importância do consumo consciente. “Queremos mostrar a necessidade de evitar a compra de materiais supérfluos, a compra além do que a renda familiar comporta e de que a pessoa vale mais do que aquilo que ela consome”, enfatiza Lagreca.
DADOS – Dados levantados pelo ICDE apresentados durante o encontro mostram que existem famílias que chegam a desperdiçar metade dos alimentos que adquirem e outras que chegam a desperdiçar 20% da energia elétrica que pagam no final do mês.
Outro dado apurado é que cada vez mais é incentivada a compra desnecessária de brinquedos para crianças. “Não existe preparo para se abordar estas questões com os estudantes. O motivo de consumir consciente, o que é e como fazer isso deve ser tratado desde cedo entre as crianças”, ressalta o diretor presidente da ICDE. Todos os educadores receberam material didático que dará suporte ao trabalho em sala de aula.
Diretor do Procon/RS: Cristiano Aquino

Prefeito de Cachoeira do Sul: Neiron Viegas

Diretor presidente da ICDE: Rodrigo Lagreca

Nenhum comentário:

Postar um comentário