"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

terça-feira, 30 de julho de 2013

Desfile de 7 de Setembro já tem as primeiras definições

Divulgação 068/2013

Iniciou nesta segunda-feira (29) a preparação para a Semana da Pátria 2013 e o desfile de 7 de Setembro, quando será celebrado os 191 anos de Independência do Brasil. 

Neste ano o desfile começará mais cedo, às 8h30min, quando a Guarnição Federal descerá a Rua Júlio de Castilhos. No encontro desta segunda-feira foi apresentado também o tema municipal de 2013 que será “Cachoeira: sua história, sua gente, sua arte”. O tema nacional será José Plácido de Castro e o estadual será o centenário do escotismo no Rio Grande do Sul.

A professora Vera Prade, uma das organizadoras das atividades da Semana da Pátria de Cachoeira do Sul, enfatizou que o tema municipal é bem abrangente para que as escolas e entidades tenham liberdade para criarem. “Cachoeira tem coisas e gente maravilhosa, assim como eventos que fazem a história do município que podem ser lembrados e homenageados neste dia”, destaca a professora.

De acordo o professor Cristiano Garcia, que também integra a equipe de organização da Semana da Pátria de Cachoeira do Sul, um das decisões tomadas durante o encontro é que neste ano, não será permitido as escolas ou entidades fazerem apresentações e coreografias durante o percurso e nem mesmo em frente ao palanque de autoridades. “Esta é uma prática comum, mas que acaba deixando espaço entre os grupos e atrasando a saída de quem está na Cinco Esquinas”, justificou Cristiano.

Fogo simbólico chega dia 19 de agosto

A centelha do fogo simbólico chegará em Cachoeira do Sul no dia 19 de agosto, às 14h30min, sendo recepcionada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate, onde ficará guarnecido até 1º de setembro. Neste dia acontece a Corrida do Fogo Simbólico, que levará a centelha até a Pira da Pátria. A saída do quartel será às 8h15min e o acendimento da Pira da Pátria às 9h. Até o dia 7 ele ficará aos cuidados dos escoteiros e militares do exército. O encerramento das atividades será dia 7, às 17h, na Pira da Pátria.

IMPORTANTE

As escolas e entidades que forem participar do desfile de 7 de Setembro ou que quiserem incluir sua atividade na programação oficial da Semana da Pátria devem se inscrever até o dia 22 de agosto. As inscrições para o desfile com a descrição do que será apresentado, assim como as atividades das sessões cívicas devem ser entregues na SMEd ou envidada pelo e-mail pedagogicosmed@yahoo.com.br.
Os temas da Semana da Pátria 2013
- Nacional: José Plácido de Castro (político, militar idealista brasileiro e líder da Revolução Acreana)
- Estadual: Centenário do Escotismo no Rio Grande do Sul
- Municipal: Cachoeira: sua história, sua gente, sua arte

O que já está definido para a Semana da Pátria 2013

- Desfile começará às 8h30min
- Serão instalados banheiros químicos na Cinco Esquinas (inicio) e na Praça Honorato (dispersão)
- Na concentração e dispersão serão instalados pontos com água para oferecer a quem estiver desfilando
- Não serão permitidas apresentações e coreografias durante o trajeto e nem mesmo em frente ao palanque
- O Exército abrirá o desfile, seguido da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Em seguida, desfilam as escolas de educação infantil e asilo
- Pelo sistema de rodízio, as escolas da rede municipal desfilarão antes das escolas estaduais, invertendo o que aconteceu em 2012.

Agende-se

19 de agosto
14h30min – Chegada do fogo simbólico

20 de agosto
Até as 17h30min – Encerramento das inscrições para participar do desfile de 7 de Setembro e para incluir as sessões cívicas na programação oficial do município

1º de setembro
8h15min – Corrida do fogo simbólico
9h - Acendimento da Pira da Pátria

7 de setembro
8h30min – Desfile cívico-militar
17h – Encerramento da Semana da Pátria 2013



Assessoria de Comunicação da SMEd



Nenhum comentário:

Postar um comentário