"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

terça-feira, 23 de julho de 2013

Escola Taufik abre novos horizontes aos seus alunos

Divulgação 063/2013
As manhãs de segunda-feira são esperadas com expectativa pelos 114 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Taufik Germano, da localidade de Passo do Moura.
Todas as semanas, durante uma hora e meia, a gurizada faz uma pausa nos conteúdos tradicionais para participar do projeto “Competências e Habilidades – Abrindo Novos Horizontes”.
Criado em 2001 pela diretora Sandra Jungblut Badch, ele ficou sem aplicação no período que ela esteve afastada da escola mas  foi retomado há seis anos, quando ela retornou a Taufik.
Criado para desenvolver a formação integral do estudante e como uma oportunidade de oferecer a eles novas oportunidades para que possam se fixar no campo e próximos da familia, os cursos oferecidos durante o projeto já viraram inclusive fonte de renda para alguns estudantes que já concluíram o ensino fundamental na escola.
“Temos alunas que aprenderam pintura em pano de prato e hoje fazem para vender. Outras aprenderam biscuit e trabalham com esta técnica. Temos outra que participou do curso de cabeleireiro e hoje tem seu próprio salão na localidade onde mora”, citou a diretora.
POUCOS QUEREM TROCAR
Sandra comenta que no início de cada ano são lançados novos projetos para todo o ano letivo e no início do segundo semestre, os estudantes tem a possibilidade de trocar de projeto. Porém poucos querem fazer esta troca devido ao envolvimento que tem com cada projeto.
“Durante as oficinas os professores podem escutar os alunos, saber o que pensam, o que eles querem para seu futuro, o que realmente cada um busca. Todos estão em oficinas onde se sentem bem, estão lá porque gostam e isso estimula cada um deles a ir em busca do seu melhor”, sintetizou Sandra.
 As oficinas são ministradas pelos próprios professores da escola, aproveitando a habilidade de cada um deles. A coordenação do projeto é da professora Sônia Plate.
Importante
Todo o material para as oficinas é oferecido pela escola. Para custear a compra deste material, os panos de prato, tapetes, pufs e sofás confeccionados pelos alunos serão vendidos e o dinheiro aplicado na compra de mais materiais para as oficinas.
As oficinas da Escola Taufik e o que busca cada uma
- Pintura em tecido (harmonia de cores, criatividade e cuidado com os acabamentos)
- Reciclagem (confecção de pufs e sofás com garrafa pet, incentivando a criatividade)
- Jogos pedagógico de Matemática (para desenvolver a capacidade de concentração, interpretação e raciocínio lógico)
- Artes cênicas – teatro (disciplina, criatividade, respeito e expressão oral e corporal)
- Horta (desenvolver nova mentalidade com relação ao meio ambiente e responsabilidade)
- Confecção de tapete (criar peças com criatividade e bem acabadas)
- Esporte (disciplina e espírito de equipe)
- Violão (desenvolvimento da sensibilidade, concentração e o ouvir)
- Informática (disciplina, criatividade, respeito e expressão escrita)
Fonte: Escola Municipal Taufik Germano

Informática

Violão

Confecção de tapete

Reciclagem - pufs de garrafa pet

Pintura em tecido

Lógica

Horta

Esporte


Teatro

Diretora Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário