"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre."
......................................................................................................................................................................................Paulo Freire

terça-feira, 23 de abril de 2013

Início do ano letivo da rede municipal traça as expectativas dos educadores para 2013

Divulgação 004/2013
Como estão as escolas municipais? Do que depende a aprendizagem dos estudantes? Como anda o comprometimento das escolas? Qual a situação ideal para cada uma? Estas foram algumas das questões que os cerca de 700 educadores, integrantes das equipes diretivas e servidores de escolas buscaram respostas nesta segunda-feira (25) no primeiro dia de atividade da rede pública municipal de Cachoeira do Sul neste ano letivo.
O encontro aconteceu no Parque da Romaria, na Volta da Charqueada. Desta forma, foi possível iniciar a construção de um panorama da situação real e da situação ideal de cada uma das escolas da rede.  Devido a grande quantidade de sugestões das escolas, a apresentação final com a tabulação dos dados foi agendada para o próximo dia 6, dia do encontro geral das equipes diretivas com a Secretaria Municipal de Educação (SMEd).
A avaliação dos grupos de trabalho surgiu a partir da provocação feita através de uma peça teatral, apresentada pelas professoras Mônica Vico e Adriana Stringuini, da Biblioteca Pública Municipal, que mostraram fatos do dia-a-dia vivido nas escolas pela visão da equipe diretiva, professores, funcionários e alunos.
 A Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa, emocionou-se em sua primeira conversa com os professores da rede municipal, relembrando do convite e do compromisso em assumir a SMEd, das dúvidas e da alegria em poder contribuir para a  o crescimento da rede a qual integra há 30 anos.
Maristela enfatizou aos educadores e funcionários que o desafio para este ano será a inclusão e a participação de todos em busca de uma educação de qualidade e de políticas públicas para a educação. “Não podemos mudar o começo, mas com certeza podemos mudar o final”, sintetizou Maristela, citando uma frase da escritora Elisa Lucinda.
TRANSFORMAÇÃO
O Prefeito Municipal, Neiron Viegas, ressaltou que a administração municipal não tem “vara mágica” para transformar Cachoeira, mas enfatizou que esta transformação pode se iniciar pela educação. “O conhecimento ninguém tira, ninguém rouba e ainda pode ser distribuído aos outros”, comentou o Prefeito.
Em sua fala, Neiron ressaltou o trabalho de duas educadoras, citando-as como essenciais para a sua formação: Júlia Tavares e Lair Vidal (que hoje é diretora de educação da SMEd). Neiron já antecipou que deseja que a primeira Escola Municipal de Educação Infantil de sua gestão seja chamada de Júlia Tavares, uma forma de homenagear a educadora, que foi inclusive Secretária Municipal de Educação de Cachoeira do Sul.

Secretária Maristela lança o Fórum das Equipes Diretivas
O final do encontro desta segunda-feira, a Secretária Municipal de Educação, Maristela Almansa, lançou aos educadores a ideia da criação do Fórum das Equipes Diretivas, um espaço onde poderá ser amplamente discutido e deliberado temas como a aplicação de recursos para reforma, ampliação e manutenção das escolas. “A prioridade será a participação de todos. Os diretores terão que conquistar e defender suas ideias. São eles que vão dizer onde o dinheiro deve ser aplicado. Eles poderão participar das definições de suas escolas e auxiliar nas demais”, explicou Maristela. Ela antecipou que o próximo tema a ser aprofundado durante o encontro de professores será o fazer pedagógico.

Secretária Maristela Almansa



Equipe da Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário